Seis pinguins são resgatados com vida na praia da Massambaba em apenas um dia

Seis pinguins são resgatados com vida na praia da Massambaba em apenas um dia

Seis pinguins foram encontrados com vida neste sábado (04) ao longo da praia da Massambaba. O resgate foi realizado pela equipe da CTA – Meio Ambiente, empresa responsável pelo monitoramento de animais marinhos encalhados nas praias da região.

Um dos indivíduos foi localizado em Praia Seca, Araruama, pelo morador Leonardo Cerqueira, que pediu socorro para o resgate. O animal aparentava muito cansaço e foi deixado aos cuidados dos guardas vidas Luan e Maike até a chegada da equipe. Todos os 6 pinguins foram levados para a base técnica da CTA, localizada em Praia Seca, onde receberam cuidados veterinários.

O Spheniscus magellanicus, ou simplesmente “pinguim-de-magalhães”, como é vulgarmente conhecido, é um visitante habitual das praias brasileiras. Vivendo nas regiões sul dos oceanos Atlântico e Pacífico (Ilhas Malvinas, Patagônia, Argentina, Chile e Perú) saem em pequenos grupos para caçar sardinhas, lulas e outros organismos aquáticos da sua dieta calórica.

Eventualmente, ao se afastarem demais das colônias, são pegos por correntes marítimas que os trazem para o nosso litoral. Com a longa jornada, podendo ultrapassar 3 mil quilômetros, e as fortes tempestades características desse período, a fadiga faz com que busquem refúgio em nossas praias para o merecido descanso.

O pinguim-de-magalhães pode alcançar até 75 cm de comprimento e seus mergulhos, a procura de alimentos, chegam à profundidade de até 90 metros. Sempre muito velozes, para escapar dos seus predadores. Em caso de avistamento de pinguins ou qualquer outro animal marinho encalhado nas praias da Região dos Lagos, a CTA – Meio Ambiente pede que sejam informados através do telefone 0800 0262828.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

dois × 3 =