Loading…

Buscar no site

Praia Seca

 

UM REFÚGIO PARA QUEM AMA A VIDA E A NATUREZA.

Praia Seca é um distrito do município de Araruama localizado na restinga da Massambaba, entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico, na Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro.

Ela abriga as últimas salinas artesanais da Região dos Lagos, testemunhas de um período econômico de opulência no cenário nacional. A produção salineira ao redor da Lagoa de Araruama foi a mola mestra da economia local durante décadas, entrando em declínio no final do século XX. Visitar o Parque Salineiro de Praia Seca é uma experiência incrível, uma viagem no tempo em que é possível vivenciar a extração do sal movida pelas energias humana, eólica e solar.  O ambiente hipersalino também responde pela ocorrência dos estromatólitos, uma das primeiras moléculas orgânicas a surgirem em nosso planeta, há cerca de 3,7 bilhões de anos, as quais estão presentes em Praia Seca nos dias atuais.

O sal também é utilizado na gastronomia regional, tanto nos quiosques praianos quanto nos restaurantes localizados no Centro. As ofertas vão do simples peixe frito com salada até as elaboradas caldeiradas de frutos do mar, com cardápios variados e preços acessíveis. Assim, Praia Seca vem se firmando como novo centro gastronômico de Araruama, atraindo visitantes de toda a Região dos Lagos.

Para deixar o passeio ainda mais divertido, um ferry boat conecta o Centro de Praia Seca ao centro da cidade através do espelho d’água da Lagoa de Araruama. O tempo da travessia é de aproximadamente 20 minutos com um visual contemplativo e tranquilizante. Os horários do ferry boat estão publicados no site.

 

BIODIVERSIDADE, LAZER, ESPORTES, CULTURA E CULINÁRIA REGIONAL

A natureza generosa da Região dos Lagos atrai visitantes de muitos lugares do planeta, em especial dos Pólos Norte e Sul, sendo eles humanos ou não. É o caso das baleias que migram anualmente da Antártida para o arquipélago de Abrolhos, no Estado da Bahia. Quando passam por nossa região encontram alimentos em abundância devido ao fenômeno marinho chamado ressurgência, que ocorre na cidade vizinha de Arraial do Cabo, onde a observação de baleias já movimenta a economia local. Praia Seca fica no caminho destes santuários em posição privilegiada para avistamentos das mais de 20 mil baleias que passam por aqui anualmente entre os meses de maio e novembro.

Visitantes ilustres também chegam pelo ar do Canadá, Chile e de outros países do imenso continente americano. São as aves migratórias viajando milhares de quilômetros em busca de calor, proteção e alimentos na restinga da Massambaba. Com eles vem os observadores de aves (ou birdwhatcher), turistas com sua câmeras e binóculos, em busca de registros dos seres alados e suas mais de 300 espécies presentes em toda a Região dos Lagos.

Assim, com tanta beleza, água e ar puro, Praia Seca também oferece condições para prática de esportes aquáticos e terrestres, atraindo cada vez mais visitantes em busca de aventuras, exercícios ao ar livre e cenários exuberantes. Já no fim do dia, o pôr do sol é um espetáculo ímpar, movendo-se entre o mar e as montanhas de acordo com a estação do ano. Por estas e outras razões, Praia Seca está protegida por duas unidades de conservação ambiental: a APA da Massambaba e o Parque Estadual da Costa do Sol, ambas de valor inestimável para o desenvolvimento local.

Descubra Praia Seca

Loading…
Loading…