Loading…

Buscar no site

Meio Ambiente Araruama

Perfil Ambiental

A cidade de Araruama fica no bioma da Mata Atlântica, as margens da Lagoa de Araruama, maior lagoa hipersalina do mundo e de seus brejos, pequenos rios, dunas e restinga. O seu interior é plano, rico em rios que serpenteiam em curvas, formando banhados e brejos, aonde restam alguns fragmentos de mata de baixada sobre os morrotes. Já nas praias, a chuva é escassa, favorecendo a vegetação da restinga da Massambaba onde se formaram três lagoas litorâneas, lagoa da Pernambuca, Vermelha e Pitanguinha, rodeadas pelas clúsias, cactus, bromélias e orquídeas da restinga, onde vivem muitos tipos de pássaros, inclusive alguns migratórios. Paisagens comuns na região da Massambaba são os antigos marnéis utilizados para extrair sal, hoje abandonados.

Bio Diversidade

A biodiversidade de Araruama é diversificada por ter se formado em três ambientes diferentes, a Lagoa de Araruama, o mar aberto e o rio São João. Esses tipos diferentes de vegetação formam rico e único mosaico de vegetação da Costa do Sol. As árvores da floresta de terras baixas do interior crescem sobre as áreas alagadas e brejos, com presença de pau de tamanco, figueiras e guanandi, e é rica em bromélias, cactus e orquídeas, favorecidas pela elevada umidade deste tipo de floresta. Ocorrem muitos tipos de pequenos mamíferos, anfíbios – sapos, répteis e pererecas, répteis e insetos. As margens da Lagoa de Araruama os brejos e áreas úmidas se alternam com a floresta nas partes mais elevadas, e na parte da lagoa voltada para o mar aberto foi formada a restinga da massambaba, rica em bromélias, cactus, clusias, orquídeas, réptes, anfíbios e aves.

Hidrografia

Araruama é um dos municípios que estão as margens da maior lagoa hipersalina do mundo, a Lagoa de Araruama, e seus rios, brejos, alagadas, restingas e lagoas costeiras. Outra parte do município está voltada para o rio São João, maior rio genuinamente fluminense, e rio Bacaxá que deságua no reservatório de Juturnaíba. Os rios são formados por curvas, por onde as águas espalhavam-se naturalmente, compondo extensas áreas de brejo cobertas de vegetação rasteiras de planície. Araruama possui diversas praias, tanto de laguna (banhadas pelas águas calmas e quentes da Laguna de Araruama), quanto oceânicas (banhadas pelas águas azuis e geladas do Oceano Atlântico).

Principais rios

Bacia Hidrográfica da Lagoa de Araruama: rios Bicuíba, Regamé, Mataruna, do Limão, do Cortiço e Salgado. Alguns destes rios apresentam bastante água no período do verão, quando chove mais, enquanto no inverno ocorre o inverso, a quantidade de água diminui expressivamente.
Bacia Hidrográfica do rio São João: rios São João, Bacaxá, Jaquaripe, Piripiri, das Onças, vala do Engenho e córrego do Ramiro. Os dois primeiros rios deságuam no rio Bacaxá, que verte para o reservatório de Juturnaíba. Os demais correm para o rio São João, no seu trecho retificado.

Principais Lagoas

Lagoa de Araruama, Lagoa Vermelha, Lagoa Pitanguinha, Lagoa Pernambuca e Reservatório de Juturnaíba.

Curiosidade

No início do Século XX, em nome do “Saneamento da Baixada Fluminense”, foram realizadas grandes obras de retificação, aterro e de construção de canais em alguns dos rios de Araruama, secando os pântanos e alterando a dinâmica dos rios.

Geologia

Araruama fica na margem da Lagoa que recebe seu nome, a Lagoa de Araruama, formada a cerca de 120 mil anos atrás pela formação da restinga da Massambaba e pelas oscilações do nível do mar, eventos que duraram até 7 mil anos atrás. Em Praia Seca, nas dunas que formam a restinga da Massambaba são encontradas evidências de vida primitiva, os estromatólitos, fósseis formadas por bactérias, mostrando que há alguns milhões de anos, muito antes o Homo Sapiens habitar a Terra, havia vida na região. A altitude é de 15 metros mais em alguns lugares chega a ser abaixo do nível do mar.

Tipo de Rochas

Dolomitas

Saneamento

A água que chega as casas de Araruama é captada pela Estação de Tratamento de Água de Juturnaíba, operada pela concessionária de água e esgoto Água de Juturnaíba. A estação tem capacidade para captar e tratar 1.110 litros de água por segundo. Da ETA, a água segue para os reservatório, de onde é bombeada para cerca de 50 mil residência em Araruama, Saquarema e Silva Jardim.
Em Araruama, o esgoto captado pelo sistema de tomada a tempo seco é tratado na estação de tratamento de esgoto de Ponte dos Leites. A estação é a maior da América Latina e se destaca por ser uma Wetland. Nesse sistema, na última fase do tratamento, após a gradagem e aeração, a remoção dos nutrientes é realizada por plantas aquáticas de superfícies, em enormes lagoas. No sistema de coleta de tempo seco, o esgoto é captado junto com a rede que coleta a água da chuva, chamada rede pluvial. A rede pluvial leva o esgoto para a ETE, que por sua vez devolve a água tratada à Lagoa de Araruama.
Nem toda a área do município, como a zona rural e os distritos, são atendidos pela distribuição de água e coleta de esgoto. A concessionária Águas de Juturnaíba atende, por obrigação regida por contrato, parte do município. Onde o serviço não é prestado, é comum o uso de poços artesianos para o obtenção de água e de fossa para o esgoto. Estes sistemas, quando não são construídos adequadamente e limpos com frequência provocam a contaminação da água, causando problemas de saúde nas pessoas que consomem a água.