Loading…

Buscar no site

Fazenda Aurora

Loading…

Ainda imponente, porem esquecida, a bela construção localizada no km 27 da Via Lagos (RJ-124), guarda muita história em suas paredes. O prédio data de 1862, quando foi erguido como sede da Fazenda Aurora, onde o proprietário, o português Francisco Pereira da Costa Vieira, esperava lucrar com a atividade cafeeira, cultura que estava em alta em todo o país. Havia, então, dois portos na Laguna de Araruama, Mataruna e Capitão, por onde se escova a produção das fazendas do município, até Cabo Frio, através do Canal do Itajurú de onde as cargas seguiam por via marítima até o Rio de Janeiro.

Porém, o curto período de super valorização do café logo chegou ao fim, causando uma diminuição significativa no desenvolvimento do município, muitas das grandes fazendas foram desativadas, inclusive a Fazenda Aurora, que foi vendida e trocou de proprietário algumas vezes, até ser desapropriada pelo município em 2004, quando teve início seu processo de restauração.

O prédio já havia sido tombado em 2001 pelo INEPAC (Instituto Estadual de Patrimônio), mantendo-se conservada a arquitetura em estilo Neoclássico do século XIX, que deu ainda mais charme ao Museu Arqueológico de Araruama, inaugurado em abril 2006. O município conta com 20 sítios arqueológicos onde foram encontrados objetos que pertenceram aos Tupinambás.  O museu funcionou durante 7 anos, sendo a visitação desativada em 2013, por falta de manutenção.

It is not possible to use Google Map element with Openstreetmap provider. Due to Google restrictions it’s not possible to use Openstreetmap and Google Maps on the same page.

Demais Atrativos

Eco Turismo