Loading…

Buscar no site

Lagoa de Juturnaíba

Loading…

O local era considerado assombrado pelos índios Tamoios, por isso, o nome Juturnaíba (originalmente, Nhetoranga-aíba), que significa “lago-assombrado”, hoje é fonte de vida para toda Região dos Lagos. Localizada no centro da Bacia Hidrográfica Lagos São João, a 12,5 km do centro de São Vicente de Paulo, a Barragem abastece os municípios de Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Silva Jardim com água potável, através de duas concessionárias, Águas de Juturnaíba e Prolagos, que realizam o tratamento e distribuição.

A Lagoa recebeu seu curioso nome, provavelmente, devido à presença de Urutaus (Nyctibius griséus), espécie de ave noturna, cujo canto era considerado de mau agouro pelas tribos. A Lagoa de Juturnaíba é um espelho d’água de formação natural e tinha 5,56 km², antes da construção da barragem no Rio São João, em 1982. Hoje, sua área é de 43 km² e a profundidade média de 6 metros, com capacidade para 10 milhões de metros cúbicos de água. Apesar da intervenção humana, a lagoa é considerada por muitos como Santuário Ecológico, devido a sua grande diversidade de peixes e as inúmeras espécies nativas que povoam suas ilhas.

It is not possible to use Google Map element with Openstreetmap provider. Due to Google restrictions it’s not possible to use Openstreetmap and Google Maps on the same page.

Demais atrativos

Eco turismo