Helicóptero da Base Aérea Naval de São Pedro recebe “um tapa no visual” para ficar bem na foto

Helicóptero da Base Aérea Naval de São Pedro recebe “um tapa no visual” para ficar bem na foto

O helicóptero decorativo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) está passando por manutenção para receber os visitantes na alta temporada da Região dos Lagos. O modelo SH-3 é um helicóptero anfíbio médio e fica em exibição logo na entrada da Base, às margens da rodovia RJ-140.

A manutenção, que é realizada a cada dois anos, por ordem do comando da BAeNSPA, acontece há cerca de uma semana. As peças que apresentam maior corrosão e desgaste devido ao tempo são pintadas. Já a fuselagem, que ainda está com a pintura em bom estado de conservação, recebe apenas uma camada de verniz, como forma de ressaltar a pintura e proteger da ação da maresia. O prazo de término da manutenção é de 15 dias, antecedendo a alta temporada, quando o número de turistas e visitantes que fotografam no local é ainda maior.

No Brasil, existe apenas uma aeronave deste modelo em uso particular. Todos as demais eram utilizadas pelas forças armadas. O Sikorsky SH-3 Sea King tem capacidade de realizar missões de transporte, salvamento e resgate, guerra anti-submarina ou anti-superfície. No Brasil, todos os Sea King da Marinha estão alocados para o 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) que opera principalmente a partir do NAe São Paulo (A-12) e tem a sede na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.