São Pedro da Aldeia festeja seu padroeiro, homenageado nas águas de todo o Brasil.

São Pedro da Aldeia festeja seu padroeiro, homenageado nas águas de todo o Brasil.

Homenagens são feitas com procissões marítimas por todo o país. Na cidade da Região dos Lagos, que leva o nome do santo, também tiveram missas, bençãos, comidas típicas, quadrilha e shows com estrelas da música nacional.

No último dia 29 de junho, como acontece todos os anos por todo o Brasil, as homenagens a São Pedro atravessaram lagoas, rios, praias e marés, em procissões de pescadores e fiéis reverenciando seu padroeiro. Discípulo de Jesus Cristo, arrebanhado a bordo de um barco pesqueiro, considerado o fundador da Igreja Católica, São Pedro teve seu nome imortalizado nos quatro cantos do planeta. Na Costa do Sol do Estado do Rio de Janeiro, região colonizada por europeus jesuítas há 500 anos, São Pedro divivdiu seu nome com uma das cidades, que hoje abriga um raro patrimônio da era colonial brasleira: São Pedro da Aldeia.

A festa cristã, em homenagem ao santo padroeiro do município, acontece anualmente com a procissão de barcos na laguna de Araruama, e dos fiéis pelas ruas da cidade. A tradição das barracas com comidas típicas em frente à Igreja Matriz é marca registrada confirmada. No palco, montado na Praça do Canhão, no Centro da cidade, o público assistiu às apresentações de músicos populares e religiosos, e da dança da quadrilha, que deu o clima caipira da festa.

As comemorações se estenderam do dia 28 ao dia 30 de junho, momento em que o SEBRAE aproveitou para realizar nova edição do programa Empresa Bacana. Em uma grande estrutura climatizada de metal, lona e divisórias, erguida na areia da praia de São Pedro, a instituição atendeu aos empresários interessados em regularizar suas empresas e adquirir conhecimento para seus desenvolvimentos. A primeira edição foi realizada na cidade de Araruama, em abril, e a próxima está prevista para o distrito de Tamoios, em Cabo Frio.

Sobre Guia Lagos - Thaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com