Ginástica em Araruama revela talentos com aluno aprovado na Escola Bolshoi Brasil

Ginástica em Araruama revela talentos com aluno aprovado na Escola Bolshoi Brasil

Professora aposta no sonho e, com apoio da prefeitura, insere mais de 500 alunos em projeto social. Equipe é destaque em competições no Estado do Rio de Janeiro.

Mais de 500 alunos da rede municipal de ensino de Araruama estão praticando ginástica artística, também conhecida como ginástica olímpica. As aulas acontecem em núcleo distribuídos pelo município, e conta com uma equipe de ensino coordenada pela professora Vivian Soares. Foi ela quem trouxe, ainda em 2005, a idéia de ensinar ginástica nas escolas públicas do município. Naquele ano, ainda morando em Maricá, sua terra natal, ela foi trabalhar como auxiliar em um evento de atletismo em Araruamna. A partir deste dia uma sucessão de acontecimentos resultou em sua mudança definitiva para a cidade e a implantação do projeto que hoje é um sucesso absoluto.

Durante quase os 10 anos do projeto centenas de crianças e jovens encontraram na ginástica uma forma de se manterem afastados das tentações maléficas que os assombram. Muitos deles vivendo em comunidades carentes e em situação de risco. Vivian também comemora o apoio do atual prefeito, que tem viabilizado um grande avanço técnico dos atletas.

O projeto é divido em dois segmentos: o recreativo, para todos os alunos da rede pública, com aulas duas vezes por semana, e o de alta performance, onde os atletas mais talentosos treinam diariamente para as competições. Dois deles se destacaram de forma surpreendente. Julio Santos, que através da ginástico iniciou na dança e hoje está cursando a Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville, para onde sua família se mudou após sua aprovação nos testes. O outro se chama Marcos Siqueira, de 10 anos, que está treinando para competir no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, que acontecerá em maio. Mas, além deles, exitem outros que vem alcançando resultados excepcinais nas competições regionais, onde a equipe da professora Vivian Soares tem fama de “papa medalhas”.

Quem se interessar em conhecer o projeto pode comparecer no Colégio Darci Ribeiro, onde fica o ginásio municipal, núcleo central do projeto.

Sobre Guia Lagos - Thaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com